Jac Simples Assim: Técnicas para transição do cabelo alisado para o cacheado

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Técnicas para transição do cabelo alisado para o cacheado

OI meninas hoje vou falar um pouco mais sobre a minha mudança do cabelo liso (alisado) para o cacheado.

O meu cabelo até final de 2009 estava super liso, eu vivia com processos químicos ( alisamentos e escovas progressivas). Na primeira foto mostra o meu cabelo molhado e na segunda ,seco. Ele seco, até que ficava bonito mas, eu queria loucamente meus cachos novamente. E às vezes, quando a raiz crescia, ficava horrível logo tinha que fazer escova e piastra sempre.




Depois de três meses e com a raiz já crescida resolvi abandonar a escova mas, como meu cabelo não cacheava precisava de algumas técnicas extras.

Tranças com rolinhos ou bigudinhos
A primeira foi o uso de bigudinhos: dividia o cabelo em 6 partes, trançava e nas pontas finalizava com rolinhos menores ou bigudinhos.





Rolinhos ou bobes
Esta técnica eu adoro e uso até hoje, ainda mais quando estou com a raiz crescida e  não quero lavar todos os dias o cabelo e nem escová-lo, utilizo os rolinhos maiores.
Para enrolar utilize um creme oleoso ou óleo mesmo misturado a um creme sem enxague mais emoliente, isso só na primeira vez que enrolar depois não passe mais o óleo. Aqui utilizei o óleo bourbon e o creme Cris-Mas Resina.


Para a manutenção dos cabelos, umidifique o cabelo um pouco e passe o creme da sua escolha o Cris-mas é um ótimo creme,( mas não utilize o bourbon senão o cabelo ficara com aspecto de sujo e pesado. Cremes como élseve não deu certo para esta manutenção pois são muito secos e sem óleo.
Coloque um rolinho maior na parte da frente para fazer a franja, prenda o cabelo e coloque 3 rolinhos menores na parte de trás. Quando soltar ficará modelado, bonito e saudável.


Obs: Se quiser poderá enrolar os bobes num papel manteiga assim o cabelo ficará com mais brilho pois a superfície estará bem lisa.

Depois do corte eu consigo já fazer os cachos somente com bons produtos e amassando bem!!


Espero que tenham gostado da dica, não esqueçam de comentar e quem experimentou deixe seu depoimento, obrigada lindas.

Gente só uma chamadinha aqui tá!
Cancele a taxa de assinatura Telefônica, ligue 0800-619619 e esperar um pouco
e depois 1, depois 1, depois 1  e..... e pronto!!.. Vamos nos unir e ligar quem sabe o governo faz alguma coisa!!

64 comentários:

  1. Jaque!!!

    Eu super amey o seu cabelo na foto com a headband, tá LINDA DEMAIS!!! Seu cabelo cacheado fica muito mais jovem, moderna, enfim adorei! Tava com muita vontade de deixar a escova de lado e voltar os meus cachos, mas acho que não vou conseguir, minha raiz quando começa a crescer é horrível! Fica um capacete em cima e pontas minguadas! :( Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Já ia me esquecendo...

    Dá uma aula de como usar bob? Please!!! rsrs Bjo!

    ResponderExcluir
  3. OI Linda nem sabia que você usava escova pensei que seu cabelo era liso! Mas pode deixar que ensinarei sim por fotos ou vídeo tá, obrigada pelo elogio também gosto dos meus cachos rs!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei sim, o seu cabelo fica muito mais bonito enrolado.
    Bjsss Vana

    ResponderExcluir
  5. oh meu deus que lindo eu não consigo manter o meu cabelo em casa não, já tentei mas não dá

    linda vc

    amei a ultima foto com a carinha sorridente por cima :D

    ResponderExcluir
  6. eu vivo esse dilema... quero meus cachos...
    to aprendendo c vc parabens pelo post

    Luciana do Belissima

    ResponderExcluir
  7. acho lindo cabelos cacheados assim e cuidados, o meu nunca foi nem liso nem enrolado o que me leva a bendita inteligente hahhaha.

    bjssssss saudadessss quero um novo encontro heim

    ResponderExcluir
  8. oi Jac
    adorei as dicas
    os meus cacheiam super bem, mas estou com progressiva tbm
    e ainda por cima to meia loira!
    asahushauhsas
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, muito bacana esse post. Parabéns! Dou outra dica: para modelar os cachos, caso alguém aqui esteja tentando a técnica low / no poo, dá pra fazer com os cremes da lista, os "liberados". Use óleo de Coco Copra. E um creme q eu indico é o Restaurador Gold Black da Amend. Ele tem queratina, então trata ao mesmo tempo em que você modela. Outro, também da Amend Gold Black, é a Duo Butter. É MUITOOO emoliente e cheinho de óleos que amaciam demais!!!!

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jac,

    Eu adoro esses bigudinhos, até preparei um post sobre eles, o bom é que não estragam o cabelo, com o baby liss.

    Beijus

    ResponderExcluir
  11. vc é bem paciente para testar todos os tipos de penteados no seu cabelo hein

    Beijos estou te seguindo

    ResponderExcluir
  12. Gordelícia> Obrigada pelo comentário volte sempre.

    Bedylicious> POis é eu adoro cuidar dos meus cabelos, fico chateada quando eles não estão bonitos, eu só não relaxo em casa mas o resto faço tudo por conta própria e claro com muita leitura de quem conhece sobre o assunto.

    Luciana> Fico tão feliz que está aprendendo, tendo deixar o blog mais útil possível.

    Beleza sem tamanho> Saudades guria, mas seu cabelo é lindo!

    Jac> Bom meus cabelos não se deram com progressivas, não cachiavam mais, em breve postarei como foi a evolução dos meus cabelos.

    Dani> Linda saudades, Obrigada com as dicas para quem faz o No poo.

    Nai> Bigudinho e bobes são tudo, pois deixam os cabelos bonitos sem agredi-los.

    Alliny> Sou paciente sim, testei todos e consegui achar um método para ter os cabelos sempre bonitos, agora quero dividir tudo com vocês.

    ResponderExcluir
  13. Jaccccc, adorei o resultado do "Tranças com rolinhos ou bigudinhos" Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi jac adorei...eu tambem estou nesse processo de me livrar da quimica ...ja tem uns 6 meses que nao faço relaxamento e penso em nunca mais fazer pois quero meus cachos também de volta!!!
    Como vc sabe ainda estou usando alongamento pois como as pontas do meu cabelo estao bem esticadas acho que da pra eu disfarçar assim... na hora que meu cabelo estiver todo cacheado natural ate os ombros eu tiro o alongamento ...toda vez que eu vou fazer a manutenção do alongamento corto um tantão de pontas esticadas....acredito que até o final desse ano estarei com meus cachos volumosos naturais!!!

    Rumo aos cachos meninas!!!
    bjos
    http://nanda-beleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. que legal , ficou lindoo
    já estou te seguindo

    beijus
    @descoladamente

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post,no meu blog, coloquei uma materia sobre um produto otimo que encontrei.. depois da uma passadinha la.
    beijos e vc é mt linda!
    Aline .

    ResponderExcluir
  17. gente que tudo essa postagem. Ameeei todos os cabelos que você fez. ficaram perfeitos.. e realmente se livrar da quimica é duro.

    ResponderExcluir
  18. Jack,querida,tenho coragem não...só,daqui a um bom tempo,for realmente provado que não faz mal,que nao tem efeito sanfona...sinceramente?não acredito!

    ResponderExcluir
  19. BONITA!!! Faz tutorial de cabelos pro YouTube, mulher! Você é muito talentosa! Adorei as dicas! =)
    Eu sou um ÓH no que se diz respeito a cabelos, rs, o meu é meio fresquinho, bem desobediente até! ahahahahha
    Beijinhos, SUA LINDA!

    ResponderExcluir
  20. Estou nessa mesma luta. Há 7 meses não coloco química no cabelo e estou tentando ter meus cachos de volta!!! Só uma curiosidade, em quanto tempo teu cabelo voltou a ficar cachado???? Parabéns pela explicação viu???
    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia
      Uso vinagre de maçã, que é um neutralizante e restaurador universal. Neutraliza o efeito das químicas e restaura a forma natural dos cabelos voltando a cachear,. Use a mesma medida de vinagre com água, Após lavar os cabelos, banhe com a misturs e deixe meia hora depois enxague.Fica parecendo que usou condicionador de tão maleáveis. Veja também no blog da Criloura Fernanda. Glória Castro.

      Excluir
  21. Nossa... super adorei! Eu ando passando pela mesma situação.
    Tive uma queda brusca no meu cabelo, dps da gravidez... e há 4 meses deixei ele no cutodo (coisa de 1 cm só)... hoje ele já está medindo um palmo e meio... não sei porque cresceu tanto... mais tá.
    Queria até voltar a deixar ele enroladinho... mas da última vez que meu cabelo caiu, confesso que o que me salvou mesmo foi a tal da progressiva... por isso, tô achando q voltarei a fazer essa técnica nas minhas madeixas...

    E os cachinhos... só em outra vida! ^.^


    Bjos *-*

    ResponderExcluir
  22. Eu tô nesse processo, eu alisava a raiz com guanidina e os fios continuavam com os cachinhos, a ultima vez q fiz isso foi em dezembro do ano passado. Esse ano quis meus cachinhos de volta então fiquei 5 meses sem dar quimica nenhuma, então caí na conversa do Beleza Natural, só fiz uma vez. Não gostei e estou até hoje sem relaxar, mas a raiz ta pior que antes (do beleza natural). Não sei o que fazer, uma vontade de relaxar, minha prima e eu estamos lutando pra ve se conseguimos voltar ao NATURAL de verdade, será que consigo? Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dona Moça, eu uso vinagre de maça, pois é um neutralizante e restaurador universal, que vai retirando o efeito das químicas restaurando o cabelo, voltando a cachear.Misture a mesma medida de vinagre´, após lavar os cabelos, banhe com a mistura e deixe em torno de meia hora depois enxague. O cabelo fica maleável como se usa-se condicionador.D~e uma olhada no Blog da Criloura Fernanda, que abandonou as químicas.Ass. Glória Castro.

      Excluir
  23. Gostei das dicas para cachear os cabelos e já registrei o meu voto contra as tx de telef. passarei prs meus contactos sociais. ok? kiss

    ResponderExcluir
  24. ahhh que bom que postou essas dicas, estava desesperada pq to fazendo transicao de quimica. amei viu bjos
    monikinhaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Quanto tempo vc ficou sem relaxar o cabelo?pq eu to querendo meus cachos de volta mas nao sei qndo tempo demora !

    ResponderExcluir
  26. Vc faz as tranças com o cabelo seco ou molhado?

    ResponderExcluir
  27. Faço as tranças com o cabelo molhado!

    ResponderExcluir
  28. JAC teu cabelo tá muito lindo mesmo,estou as 4 meses sem quimica,suas dicas me ajudaram muito brigadinho valeu!!:)um abraço nessa

    ResponderExcluir
  29. jacque e o tratamento na epo a da transicao? fazia hidratacao com o que? era no salao ou em casa??

    ResponderExcluir
  30. jacque na epoca da transicao vc hidratava em casa ou no salao com quais produtos??

    ResponderExcluir
  31. OI Jac, também estou resgatando os meus cachos e te indico por experiência própria o vinagre de maça, para eliminar a química e recuperar os cachos. ADOREI SUA CRIATIVIDADE, VOCE VAI MATAR OS CABELEREIROS DE RAIVA, E ATÉ MESMO O INSTITUTO BELEZA NATURAL, POIS O SEU MÉTODO NÃO USA RELAXAMENTO. PARABÉNS, E OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO. gloriacastro_adm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. quanto tempo levou até q vc pudesse cortar o cabelo alisado e finalmente ter seus cabelos cacheados de volta?
    Faz tempo q tento voltar para os meus cachos tb =/ sempre pensei nos bigudinhos, vou experimentar

    ResponderExcluir
  33. Quando tempo levou até q vc pudesse cortar todo o cabelo alisado? Estou tentando retomar os meus cachos tb, faz é tempo...mas é muitoo difícil =/
    Sempre pensei nos bigudinhos, depois que vi seu blog vou tentar fazer =)

    ResponderExcluir
  34. oi meu cabelos eram cacheados quando um dia resolvi cortar e alisar tenho 21 anos , alisei acho que tinha uns 11 anos ou menos não lembro bem ,bom começou a cair ficou seco. horrível a partir disso comecei a passar de produto e chapinha usa chapinha dês dos 15 anos até hoje . agora meus cabelos são curtos vive na base de chapinha ,sem fica horrível ,ontem fui na embeleze para fazer uma hidratação a professora de lá disse q nao posso passar nada no cabelo nem trocar de produto pois tava fazendo uso de guanidina foi feito um teste e meu cabelo nao passou,minha raiz esta um mes e pouco sem química ,e estou vendo q esta ondulados as pessoas sempre me diziam que nunk mais ia voltar ao normal ,mais acho q podem sim pois a raiz esta ondulando pois a raiz esta sem química só que as pontas tem ,mais nao consigo livrar da chapinha ,minha mae manda eu colocar bobes ou frisar só que sempre dá preguiça.mais eu queria meus cabelos de volta . gostei da suas dicas vc ficou linda :) vou tentar lagar a chapinha vai ser difícil mais vamos ver bjus waleu

    ResponderExcluir
  35. Li agora a tua matéria,eu to tentando voltar p o natural e ta complicado...não sei fazer nada a não ser um totó...hahaha...mas vou tentar as tuas dicas e ver no que dá...beijão linda :))

    ResponderExcluir
  36. Oi adorei seus cachos
    Estou nesta transição tbm e é bem dificil principalmente quando se tem somente 2 cm de raiz cacheado e o resto liso. mas vou segui firme neste projeto e ver como fica estou doida para ter pelo menos 5 cm de cabelo crescido para eu corta o restante vou ficar super feliz quando acontecer por enquanto estou mais escrava da escova e hidranto ele bastante para crescer já mara...
    Adorei seu blog

    ResponderExcluir
  37. Gostei da dica...
    http://blogbelezasemlimites.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Boa noite!!!!
    Já tentei voltar com os meus cachos e não consigo!!!Socorroooooooooooo!!!!!como é difícil mais vou tentar mais uma vz.

    ResponderExcluir
  39. PARABÉNS! Eu não achei nada melhor para afros na net.. que Deus te abençoe ;)

    ResponderExcluir
  40. Oláá, eu fiz duas progressivas no meu cabelo mas agora estou muito arrependida, pois meu cabelo esta estranho ele tá um liso horrivel, eu passo pracha nele e acho que isso está atrapalhando um pouco a ele cachear, ele não era tão cacheado ele era mio ondulado a raiz lisa e as pontas meio cacheadas, queira muito uma dica sua, que vc mi indicasse alguma coisa, uma dica mesmo, ficaria muito agradecida...

    ResponderExcluir
  41. Meu cabelo ficou lindo!!!! eu adorei!!!! agora a vida é só bigudinho!!!!!

    ResponderExcluir
  42. oi Jac,

    Estou frequentando o BN, nas primeiras semanas o cabelo fica otimo!!!Depois ao passar umas 2 semanas o meu cabelo fica ressecado, nao gosto do aspecto, pago tao caro pelo tratamento. Entao gostaria de saber se voce aconselha eu fazer o SR no BN e utilizar outros produtos, como o ativador umidificador da Elseve e o creme Leave-in Buriti?? Aguardo anciosamente pela sua resposta!!!

    Rita Nyege (nyegeh-tinha@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  43. ola Jac meu cabelo esta horivel.
    passei quimica por muio tempo e agora a raiz cresceu e eu nao sei como enrolar de nvo.
    quero muito meus cachoss de volta.e espero q suas dicas me ajudem bss:(
    Givanna Soares

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Gostei, mas não tenho coragem de fazer o BC ainda =[

    ResponderExcluir
  46. meu cabelo era cacheado entao eu fiz progressiva mas,arrependi,entao esou tentando trazer meus cachos de volta como eu faço jacqueline?

    ResponderExcluir
  47. olá jacqueline,meu cabelo ta muito,feio,passei química por um bom tempo,mas arrependi muito,ea raiz cresceu e ta horrivel mas nao quero retoca-la queo meu cachos de volta,me dá uma dica.obrigada!Talita Pereira

    ResponderExcluir
  48. Oi Jac, tambem tou tentando voltar com os meus cachos, a raiz ja ta bem crescidinha e tenho cortado aos poucos, mesmo assim ainda estou muito insatisfeita, quando molhado: as pontas ficam estiradas. Quando escovado: só dura um dia bonito, no outro dia a raiz ja ta cheia e as pontas vagas. O que faço??
    Amei as dicas, vou colocar em prática e ver se dá certo.
    Jac, uma perguntinha, escovar os cabelos atrapalha o processo? Segundo algumas pessoas tenho q continuar escovando ate voltar os cachos para daí começar a usar ele molhado.
    Rose

    ResponderExcluir
  49. Oi! Fiz escova definitiva no meu cabelo. Faz mais de 6 meses que não uso química. Agora uso mais o cabelo preso (rabo de cavalo), e isso só está facilitando a quebra. :( A raiz já está ficando alta. Estive pensando em corta-lo baixinho(tirar a parte alisada) para cuidar dos cachos melhor. Mas, tenho receio de não me agradar com o corte. :|
    Bom... Gostei do post. :) Vou tentar usar algumas tecnicas.
    Bjo!
    Bianca Gomes.

    ResponderExcluir
  50. ameiii... estou passando por essa fase já cortei o cabelo acima do ombro mas não tem o volume de antes... seus conselhos são muito criativos e validos. parabéns

    ResponderExcluir
  51. ameiii... estou passando por essa fase já cortei o cabelo acima do ombro mas não tem o volume de antes... seus conselhos são muito criativos e validos. parabéns

    ResponderExcluir
  52. comigo aconteceu o mesmo me ajudda que eu quero eu cabelo de volta!

    ResponderExcluir
  53. o meu aconteceu o mesmo o produto beleza natural que ele ficou muuuuuuuuuuuuuuuuuuito seco mesmo qual foi seu produto foi da zicca e aonde foi

    ResponderExcluir
  54. Simplesmente amei seis post... me deixou mais aminada a voltar com meus cachos...
    Meu cabelo atualmente esta com progressiva, porém estou com imensa vontade em voltar com os cachos.
    Você fez o permanente afro? Muitos dizem que "estraga" muito o cabelo e como nao conheço nenhuma pessoa que já fez, isso me deixa um pouco receosa.
    Mas vamos la;... hehe

    ResponderExcluir
  55. Que lindo que ficou Jaqueline, mas essas trancinhas tem que fazer no cabelo molhado ou seco? E mesmo se o cabelo estiver muito liso enrola?

    ResponderExcluir
  56. Amei as dicas! Vou faz td o q fez ....valew

    ResponderExcluir
  57. flor ta com os cabelos liso por causa da chapinha e a raiz cacheada no cheito do q ele era oq eu fazo me ajuddarrrrrrr ???????????????

    ResponderExcluir