Jac Simples Assim: Trocando figurinhas- Transição cabelo relaxado x Natural

quinta-feira, 10 de março de 2011

Trocando figurinhas- Transição cabelo relaxado x Natural

OI gente hoje trouxe uma novidade pra vocês, uma nova TAG no blog chamada TROCANDO FIGURINHAS, calma vou explicar. As vezes quero conversar com vocês, saber opiniões de algum assunto, desabafar, fofocar , repassar alguns e-mails que recebo com dúvidas, elogios, críticas ( graças a Deus não tive nenhuma mas se for com educação será bem vinda) e por aí vai. Então resolvi criar esta TAG e toda semana postar algo diferente talvez toda quinta-feira o que acham? Bora tricotar?

 Hoje recebi um e-mail da Daniela (bjos Dani linda!), com algumas dúvidas e pedindo dicas para transição do cabelo relaxado para o natural. Então caso alguém tenha dúvidas ou curiosidades sobre o assunto continue lendo. Bjos e até a próxima!

Daniela

Oi Jaqueline, desde já parabenizo por ter alcançando seu objetivo de se livrar da química.
Entrei no seu blog e me entusiasmei em continuar com minha batalha de se livrar da química.........não é fácil....sempre relaxei..porém percebi que a guanidina tava acabando com meu cabelo, quando relaxava ficava colado e ainda feria meu coro cabeludo, então esperei 6 meses e voltei a aplicar amônia em julho de 2010, foi a última vez que fiz relaxamento,sem sucesso...Hoje, após 8 meses sem aplicar nenhuma química, só tintura...hidrato sempre....uso a linha gold black da Amend, máscara SilkMask e a linha matrix opti smooth.care, como é cara reverso com a linha da gold(hidrato 2x por semana)hoje comprei o leave in mandioca-haskell para vê se ajuda o retorno dos cachos....cortei e janeiro e agora em março...Mas, acho que ele não tá crescendo...fui a dermatologista ela me indicpu uma vitamina Biotina....Mesmo, com todo esse cuidado ele tá caindo, não sei se, não estou tirando os produtos shampoo e condicionado corretamente...mas tá caindo....o betanol ajuda???? o leave in caseiro de linhaça é bom? tem algum produto que indique nesta transição... e as tranças com bigudinhos ajuda??/escova e chapinha, vc recomenda??? e acessórios o que vc indica para o cabelo...
espero que me responda.

Jac
 
OI Daniela mas que bom que já esta a 8 meses sem relaxar, isso é tudo! Parabéns. Tente ficar sem química o cabelo natural é bem mais bonito e saudável.  Mesmo que você esteja passando por uma dificuldade momentânea vamos conseguir deixar o seu cabelo bonito tá, confie! O mais difícil você já passou e esta de parabéns!

Bom a linha GOld black é excelente, Matrix já ouvi falar é da Biolage? Se for ela é maravilhosa também e o preço é caro mas vale a pena! o Leavin de Mandioca da Haskel é caro também mas já ouvi falar que ele é ótimo para cabelos naturais e crespos como os seus estão agora. Sobre o desenvolvimento dos fios será que não é porque o seu cabelo é crespo e talvez enrolado você não perceba o crescimento? Fez muito bem em procurar uma dermatologista e continue tomando a vitamina.

Ao usar o shampoo, creme de hidratar ou condicionador é necessário retirar todo o produto, nada de deixar um pouco para amaciar, isso não existe, estes produtos são para enxaguar ok. Deixar somente levin ou creme de pentear. E quando usar estes produtos respeite o tempo definido na embalagem. Não deixe mais pois fará o efeito reverso.

Sobre o levin de linhaça quando eu tinha o cabelo alisado pela guanidina eu tentei mas meu cabelo ficou horrível, agora que ele já esta cacheado não tentei novamente mas já li bons comentários sobre ele. Estou curiosa e em breve tentarei novamente, acho que vale a pena usar, pois é um produto natural e livre de silicones insolúveis.

Para a transição eu ás vezes usava muito bobes, e as tranças com bigudinhos que é uma técnica maravilhosa, enrolava com um creme de pentear e um pouco de óleo de coco ou outro óleo qualquer para dar brilho. Depois de um tempo com os meus cachos já definidos  utilizei muito o creme Kolene misturado com o Brilho Resina da Cris-mas. AH fiz também a técnica do No poo e quando compro meus cremes prefiro aqueles sem parafina líquida e óleo mineral. Se você tiver orkut entre nesta comunidade ou converse com a Daniela do Blog Segredos da FOfa ela entende muito sobre esta técnica.

As tranças ajudam muito você consegue um penteado lindo, cachos improvisados e eles permanecem por uns 3 dias. Antes de dormir borrife um pouco de água e trance novamente assim os cachos permanecerão.

Bom eu sei que piastra e escova deixam o cabelo bonito momentaneamente mas a longo prazo é uma destruição, o cabelo fica fino e com pontas duplas, eu devo ter quase 6 meses que não faço e estou super feliz. Quando faço piastra os meus cachos para modelarem denovo demoram 1 mês e no dia seguinte algumas pontas duplas já aparecem.

Então vamos alguns segredinhos que eu faço no dia a dia ao tratar os cabelos.

1) Quando lavo com shampoo não utilizo o produto direto no cabelo, antes eu coloco uma quantidade ( ex: 1 colhe de chá) em um pote e misturo com água, bato a mão dentro do pote e assim que fizer espuma eu coloco no cabelo. Enxáguo e repito o processo 3x. Na última vez eu deixo o shampoo descansar uns 4 minutos assim ele fará mais efeito e depois retiro TODO o produto. Neste processo você utiliza menos shampoo e distribui o produto melhor nos fios.

2) Lavo meus cabelos na água fria, mesmo no inverno, nunca debaixo do chuveiro pois a temperatura da água é bem maior. Se tiver muito frio esquento a água e utilizo-a morna, nunca quente.

3) Faço esfoliação do couro cabeludo 1x por semana, com açúcar e um condicionador ( livre de  silicone pois iremos manusear o couro cabeludo e o silicone poderá obstruir os poros e nos queremos é desobstruir.

4) Ao massagear o cabelo eu divido em 4 partes distribuo bem o creme de hidratar e massageio enluvando 60x cada parte. É cansativo mas precisamos enluvar, se não sentir o cabelo hidratado massageie mais!

5) Depois de enluvar o cabelo enrolo com papel filme e por cima uma touca de alumínio. Deixo o tempo determinado pelo creme de hidratar. Enxáguo bem o creme e depois aplico o condicionador. Às vezes se o shampoo embaraçar muito o meu cabelo eu utilizo um pouco de condicionador para desembaraçar, o condicionador sempre sem silicones insolúveis quanto mais livres destes produtos melhor, uso o condicionador Colorama de coco. 

16 comentários:

  1. Oi Jake amei o post primeiro estou na fase de transição e é complicado saber oq fazer qual melhor creme usar então "vasculho" os blogs principalmente de meninas que aderiram ao natural pra me nortear, bom foi muito proveitoso encontrar esse post rsrs ja to a 6 meses sem relaxar os cabelos ainda n sei oq fazer mas quero mudança rsrs.Pelo que vi vc é de Juiz de Forá né minha região se puder me indica onde eu acho esse óleo de coco poderoso que ja ouvi falar mas por aqui n encontro moro em Itamarati próximo a Cataguases espero sua resposta bjs linda!!!!

    ResponderExcluir
  2. gata, ok enluvar no cabelo mas sem duvida vc não precisa de enluvar 60 vezes! Seu couro é oleoso? se for ok, mas se não, está esfoliando vezes demais e pode dar efeito rebote q nem a pele. E nossa, cabelo q escova 1 vez e tem ponta dupla no dia seguinte? teu cabelo deve ser intolerante a escova emsmo...o da minha mãe também fica muito tempo sem cachos depois que escova. e ela tem cabelos brancos, pinta, e a tinta tb estica o cabelo dela, não sei explicar pq.


    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Menina, quanto post estou sem passar por aqui?
    Eu vou é aproveitar a dica desses creminhos de hidratação porque estou "precisada".
    Gostei de ver os vídeos, você esta curtindo mesmo fazê-los.

    Super beijus

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Nossa eu acho que não consigo ficar sem relaxar a raiz do cabelo, acho lindo cabelo natural, mas acho que é costume ;D

    ResponderExcluir
  5. Olga> Parabéns pela etapa vencida 6 meses é bastante tempo sem relaxar continue assim! POis é eu sou de Juiz de Fora , alias sou de uma cidade visinha Matias Barbosa, então você pode comprar o óleo de coco na Rua Santa Rita lá possui um monte de lojinhas que vende produtos naturais. POde ser qualquer óleo de coco , todos são ótimos! Que bom que gostou do poema sobre namorado rs.

    MIss M> Eu enluvo 60x mas faço rápido nem da pra notar rs, gosto de fazer muita vezes para o creme penetrar bem nos fios, as vezes quando sinto que meu cabelo não hidratou eu faço até mais, sei que esta hidratando quando meu cachos começam a enrolar. O meu cabelo não gosta de piastra no dia seguinte ele fica cheio de pontos brancos se puxar aquela parte aparece ponta dupla.

    Nai> Obrigada linda fica ligadinha nas dicas!

    Tati> Transição é barra da vontade de desistir mas depois só a alegria de poder malhar, levantar e não pensar em escova já vale a pena!

    Alliny> Adoroooooooooooo!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de poder usar meu cabelo virgem,mas é impossivel,por que tenho cabelo pra 5 cabeças.

    ResponderExcluir
  7. Jac já estou a 8 meses sem relaxar os cabelos...ai o seu tá lindooooo demais não vejo a hora de estar com o meu todo cacheadinho também!!!

    http://nanda-beleza.blogspot.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  8. jac me ajuda meu nome é talita e estou desesperada pra ter meu cabelo cacheado de volta fiz 2 escovas alemas e agora qro meu cacho de volta,ja cortei esta meio repicado mais qro que ele fique cacheado ate o final desse ano!!!
    meu orkut é ta.sapeca@yahoo.com.br
    o msn é a mesm coisa so muda porque é hotmail.com
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas. Já fiz relaxamento e passei anos (uns 8 eu acho) sem fazer, com o cabelo virgem. Daí resolvi cortar um franjão adorei o visual e comecei a relaxar pra baixar o volume, lascou que agora não me acostumo com a franja crespa demais. Mas vou tentar seguir a dica e relaxar o mínimo que conseguir.

    ResponderExcluir
  10. P.s.: Teu cabelo é lindo. *.*
    P.S.: Ainda não virei escrava da escova. Ufa. rs Gosto dos cachinhos, no máximo escova a franja de vez em quando.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito decidida a parar com o relaxamento também... mas estou meio sem coragem, nao sei se fico bem de cabelo curto... e já nem me lembro bem do meu cabelinho natural.... preciso de ajuda!! :(

    ResponderExcluir
  12. OI JACK PARABÉNS SEU CABELO TÁ LINDO.ESTOU A 3 MESES SEM FAZER QUIMICA DEPOIS DE UMA ESCOVA DESASTROZA. O MEU CABELO É CRESPO ONDULADO MAS COM MUITO VOLUME ESTOU TENTANDO PASSAR POR ESSA FASE ESPERO ATE EM AMRÇO JA TA COM UMA RAIZ BOA PARA FAZER UM CORTE, OBRIGADA PELAS DICAS ESTOU SEMPRE POR AQUI GANHANDO FORÇA E CORAGEM PARA PASSAR ESSA FASE

    ResponderExcluir
  13. Oi Andrea , Vou contar um poouquinho de minah história... bom eu comecei a usar Quimicas no meu cabelo desde meus 12 anos de idade visto que minha mãe não conseguia pentea-los pois eles eram muitos volumosos, Logo fazer meu 14 anos continuei a usar quimicas , mas mudei do permanente para a Guanidina e meu cabelo foi ficando horrivel e em seguida veio terror, um corte químico... Fiquei desesperada usando tic-tacs pra disfarçar mas não adiantou e tive que cortar fiquei 9 meses com o cabelo natural mais não aguentei voltei as quimicas pois o cabelo veio muito ressecado e volumoso. me arrependir e Hoje estou a 8 meses com ele natural esperando crescer mais um pouco para fazer o grande corte! e Parabén quem teve coragem de cortar radicalmente e coragem pra quem está no meio termo.. Bjos a todas e Andreia...

    ResponderExcluir
  14. Oi Jac
    parabéns pela sua historia de vida realmente é emocionante . Preciso muito , mas muito da sua ajuda , pois resolvi fazer progressiva no começo do ano e durante esses meses percebi que foi caindo , senti saudade dos meus cachos , me pegava chorando na escola , dentro de casa parada em frente ao espelho , é ...horrivel . Cortei .
    estou com alguns cachos , nao totalmente sabe , um lado enrola e o outro nao . Minha cabeleireira fez um relaxamento fraquinho para abaixar a raiz , agora esta voltando a enrolar . O meu medo é de nao crescer fico perturbada com esse pensando ...acredito em mim , no meu potencial e lendo seu blog , lendo o face das amigas cacheadas pude ver que nada é impossivel .
    o que devo fazer ?
    parar de relaxar ... quais produtos devo usar ? a linha gold black é realmente boa , posso colocar ampola dentro do creme
    por favor me responde

    ResponderExcluir
  15. Oi jac
    desde muito cedo sentia vergonha do meu cabelo , sempre tive amigas brancas com os cabelos batendo na cintura , nao é atoa que queria ficar bonita , me sentir bonita. pensava que alisando meus cachos seria a melhor opçao , mas nao , estava acabando com as minhas raizes . Tenho 16 anos , fiz progressiva no começo do ano e acredite meus cachos estavam lindos , mas porque voce fez isso? tambem nao entendo. faz um mes que cortei bem curtinho para crescer naturalmente, QUERO SER EU MESMA tomei essa decisao
    cansei de chorar na escola , em casa na frente do espelho , sofrendo sem explicaçoes , preciso voltar a ser cacheada .
    vou vencer
    preciso de bastante força é uma coisa que nao tenho . Quais sao os produtos que devo comprar me fale alguns baratinhos para hidratando , cuidando em casa. fiz relaxamento na raiz outra coisa que é errado nao é ?tenho medo do meu cabelo nao crescer mais entendo ... paranoia da minha cabeça .
    se puder responder fico agradecida

    ResponderExcluir