Jac Simples Assim: CRONOLOGIA CAPILAR PARTE 1 EXPLICAÇÃO e HIDRATAÇÃO

quinta-feira, 24 de março de 2011

CRONOLOGIA CAPILAR PARTE 1 EXPLICAÇÃO e HIDRATAÇÃO

Mais importante do que ter bons produtos para os cabelos é saber respeitar a necessidade dos nossos fios, para isso devemos ter algo muito importante em mente quando de trata de tratamento capilar: disciplina. Um cabelo saúdável é um cabelo hidratado, nutrido e reconstruído, mas não podemos fazer isso em um dia apenas, daí que entra o Cronograma Capilar.

O tratamento é feito em três fases: Hidratação (Reposição Hídrica); Nutrição, (Reposição Lipídica), e Reconstrução (Reposição Protéica). O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO, primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja óleos e manteigas, de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.

Pra quem é indicado?Pra quem não pode dar uma estrelinha que o cabelo fica no chão, para cabelos que passaram por corte químico, cabelos ressecados, porosos, quebradiços, detonados, gongados, esfarrapados ou simplesmente pra vc que nasceu dhyva e quer apenas dá um up.. sonhafia.


Tipos de Máscaras:

Hidratante: Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio. Retêm a humidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. Vitamina A (panthenol), Aloe Vera, pró Vitamina B5

Nutrição:Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio. Promovem uma reposição lipídica do fio. Você pode também usar uma máscara comum e promover uma UMECTAÇÃO. Proteinas hidrolisadas, como proteinas do Leite,Trigo, seda,aveia etc.., Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, murumuru

Reestruturante: Reestruturação é um procedimento que restaura a fibra capilar, devolvendo os sais minerais, as proteínas e as vitaminas que se perderam devido a processos químicos ou fatores climáticos.Ela tem um poder maior do que outros de penetração no fio de cabelo. queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), proteínas hidrolisadas

Reconstrução:Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio. Queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), Colágeno


Ordem:

Não há uma ordem extremamente correta; na verdade há 2 tipos de cronograma há ser feito, escolha o seu e seja feliz, ou alguem com mais (paciência) entendimento capilar que eu pode explicar a vocês.

Consistem em duas formas:

PRIMEIRA FORMA:
Primeira Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Segunda Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Terceira Semana: hidratar / hidratar / reconstruir.

Após a terceira semana, o ciclo recomeça.
3 x na semana, ou seja: segunda, quarta e sábado ,por exemplo.

SEGUNDA FORMA:
Hidratar - pausa 48 hrs (o ideal é q se pause 72 hrs, ou seja, 3 dias sem lavar o cabelo, pode molhar, pode amarrar, pode botar atrás da orelha,pode fazer chapinha, pode banhar de piscina, pode só molhar pra refrescar - calooooor duziferno, só não pode L-A-V-A-R.;
Nutrir - pausa 48 hrs;
Recontruir - pausa 48 hrs.

Se você pausar 48, dará um total de 7 dias: Hidrata na segunda feira, nutre na quinta, reconstróe no domingo.
Se você pausar 72, dará um total de 9 dias: Hidrata na segunda, nutre na sexta, reconstróe na terça. 

HIDRATAÇÃO

Usa-se nessa etapa as linhas mais simples, facilmente encontradas em supermercados/farmácias. Produtos usados nessa etapa: Shampoo, Máscara/Ampola, Condicionador, leva in(opcional).

Busque tudo o que seja realmente hidratante, do shampoo ao leva in. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador.

Não use elásticos no cabelo, para não induzir a quebra dos fios. Isso é muito importante.(cabelos quebradiços); para quem se incomoda muito com o cabelo solto, use uma presilha estilo “piranha” bem folgada.
Não faça o uso de secador e chapinha ou quimica. Seu cabelo está de “repouso”, então o segredo é focar nos cuidados essenciais. (corte químico)

Você concerteza (eagorajosé? se escreve junto ou separado?) tem sua linha favorita, mas aqui estão alguns exemplos de marcas boas, baratas e fáceis de encontrar:

* PRODUTOS / MARCAS: *

Capicilin, Careliss, L'oreal, Pantene, Dove, Nazca, Novex, Garnie, etc.
Hidratação Maizena, hidratação Deleite.
Bepantol(junto as máscaras) 
COmecei a minha cronologia capilar e já posso dizer que em 1 semana meu cabelo já esta BEM melhor. Depois que relaxei os meus cabelos no Instituto Beleza Natural os fios ficaram muito  ressecados, então resolvi aderir a esta cronologia para recuperar o brilho e maciez dos meus cabelos.

Produtos utilizados:
- Shampoo, condicionador e creme hidratante da Elseve Solar
- Mistura já preparada de leite integral com açúcar.
- Não uso o shampoo direto no cabelo, sempre dissolvo em água e depois repito a operação. Passo o condicionador depois do shampoo para desembaraçar um pouco os fios. Em seguida venho com a máscara de hidratação e deixo 15 min com papel filme.

Após lavar percebi o meu cabelo muitooooooo macio, finalizei com o creme de pentear do Instituto Beleza Natural, O creme levíssimo. Mas a linha ELseve solar possui um creme excelente também e liberado para quem faz No poo.

Abaixo o vídeo contato sobre a hidratação. Bjos até a próxima etapa.



14 comentários:

  1. Eu sou maluquinha por hidratação e se puder hidrato todas as semanas. Tb tenho cabelo de negro, duro e muito seco então já viu né?

    Hidratação, Hidratação e mais hidratação

    ResponderExcluir
  2. Dicas mara mana!
    Arrazo!!!
    Bjs gatona!

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando fazer isso com meus cabelos, depois vou procurar essa linha da Elseve, os meus cabelos não se dão bem com novex.

    Nós que temos cabelos crespos ou cacheados sabemos o quanto eles precisam de uma atenção especial. Meus cabelos são bem finos e quebram atoa, preciso sempre tratar e hidratar pra ficar mais resistente.


    Adorei as dicas pra tratar o picumã!
    Bjks, excelente sexta ")

    ResponderExcluir
  4. Jac, ótimo post.
    Eu sou a loucas das hidrataçãom nutriçoes e reconstruções eheheheh.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Arrasou no post, menina, isso aí foi uma luz que vc num tem ideia. Eu realmente sei que tem que hidratar, hidrato bonitinho, mas nutrir e reconstruir que é bom nunca pensei em fazer, menina do céu, perfeito de mais seu post obrigada de verdade, vai me ajudar horrores. ;)

    Bjinho
    LI
    www.reprojetando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Jac, amo suas dicas...vou tentar fazer, até porque como estou passando pela transição de cabelo com química para o natural..tudo é válido.
    Sucesso..
    bjs
    Dani Reis

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale em hidratação...meus cabelos estão UÓ! ahahuhua!

    Teindiquei numa correntinha láno meu blog Espelho da Raquel. Depois dê uma passada láparaver e continuar a brincadeira!


    beijão!

    ResponderExcluir
  8. flor experimenta a linha tut hair tratamento ionico é muito mara

    ResponderExcluir
  9. Amei o Post....
    Estava com algumas duvidas....agora to sabendo qse tudo...

    Muito bem explicadinho....

    ahhh meninas... vendo produtos fracionados... loreal, kerastase, redken, tigi,

    Shampoo
    condicionador
    masc..
    e se tiverem interesse fraciono até leave in...
    interessados

    www.gessycaquint.blogspot.com

    beijoss

    ResponderExcluir
  10. Jac, isso vai ser a salvação do meu cabelo...heheh ADOREIIII..
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Fiz progressiva,mas quero voltar aos meus cachos,oq faço?qual produto p enrolar de novo?

    ResponderExcluir
  12. Fiz progressiva,mas quero voltar aos meus cachos,oq faço?
    q produto usar p enrolar!...

    obrigada...

    ResponderExcluir
  13. oi
    sera que posso usar os cremes que ja uso

    ResponderExcluir
  14. nossa muito obrigado,
    ja estava triste tentando recupera meus cachos

    ResponderExcluir