Jac Simples Assim: Crítica literária- Livro Feios

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crítica literária- Livro Feios

OI gente hoje eu vim falar sobre uma leitura maravilhosa que fiz semana passada. O livro Feios da série : Feios, Perfeitos, Especiais e Extras ( lançamento em Março).
Crítica Literária:
O livro retrata principalmente  duas cidades separadas, Vila Feia em que vive os feios, e Nova Perfeição, na qual moram os perfeitos. Inicialmente, você é um Feio e ao completar 16 anos torna-se um Perfeito, a partir de uma plástica.
Durante a leitura, tive a sensação de ser uma enorme crítica do mundo em que vivemos. Uma pessoa feia pode ser feliz e ter uma vida bem divertida e estruturada sem a necessidade de ser perfeita, mas ao saber e presenciar a vida dos perfeitos ela começa a achar que aquela vida é um futuro melhor.
Os próprios perfeitos confirmam isso, esquecendo e negando suas vidas passadas como feios, suas origens. Se você não for perfeito, torna-se alvo de chacotas, gozações e olhares de repressão, nestes momentos, fiz um paralelo com as pessoas que possuem alguma deficiência física, ou grupos que sofrem discriminação : negros, judeus, nordestinos, gordos, baixos ou muito alto. Ou até pessoas que se vestem de uma maneira que não é adequada para um determinado evento, tudo imposto pela sociedade.
O autor aborda a separação entre quem é feio e bonito, o desejo de todo feio, ou a maioria, é tornar-se perfeito ( bonito), as questões das plásticas e transformações que muitas vezes não são só físicas mas psicológicas também. Por isso vemos na realidade a busca pelo corpo perfeito, e só assim alcançar a felicidade, e ser aceito pela sociedade.

Fragmento do texto:
Tally: " Acontece que a primeira coisa que se vê é o rosto. Você reage à simetria , à cor da pele, ao formato dos olhos.  E então decide o que há dentro de mim com base nessas reações. Você é programado para agira assim!"








4 comentários:

  1. ta um saco seu blog,so fala de livro. que chato . livro tbm e legal,mas um post ou outro. vc so fala disso e nao faz mais resenhas e looks do dia. que paia

    ResponderExcluir
  2. amo esse tipo de livros

    Eu já li aquele do Augusto Cury "A ditadura da beleza" e amei.

    Vou procurar por aqui

    ResponderExcluir
  3. Olha, nao terminei de elr ainda, mas to na pagina 130 e a coisa nao anda. Não consigo arranjar forçar para continuar. Tomara que o final seja bom

    ResponderExcluir
  4. conheci o blog pelo post do ourotox e só estou passeando pelo blog e amando cada post e vendo seu carinho neles, por isso fiquei triste com o comentário anônimo lá em cima pq sei que vc não tem obrigação nenhuma para com as pessoas e elas são grossas. Acho que críticas negativas tb devem ser feitas, mas de uma forma educada.
    Enfim, parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir