Jac Simples Assim: Debatendo sobre a mulher negra e questões de preconceito

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Debatendo sobre a mulher negra e questões de preconceito

Ontem tive uma experiência muito complicada, onde eu trabalho uma moça para elogiar uma funcionário preta fez o seguinte comentário:
- Eu acho Fulana maravilhosa, aquela sim e uma preta de alma branca!

Essa afirmação veio a mim como uma punhalada, sei que ela falou para tentar "elogiar" a pessoa, mas sem saber ela fez uma afirmação racista. Então, eu senti a obrigação, principalmente como educadora , de explicar que esta fala é preconceituosa mesmo sem ela saber, e que seria mais elegante ela afirmar que a FULANA é boa, caridosa, humana. A frase antes mencionada não é viável, e que um preto, de alma preta, pode ser bom, caridoso e de carater, mesmo assim estaria errado pois alma não tem cor!

Achei bem interessante essa entrevista com a Claudete Alves sobre a solidão da mulher negra no Brasil. Assistam os dois vídeos acho importante!
Neste blog possui uma resenha sobre este assunto!
http://victoria-diz.blogspot.com.br/2013/04/resenha-virou-regra-claudete-alves.html

 Carinho de uma seguidora! 






                                                                                                               
Blog: jacsimplesassim.blogspot.com
youtube:  http://www.youtube.com/user/jacsmaciel/videos
Fan page ( facebook):  http://www.facebook.com/JacSimplesAssim
e-mail: jacsmaciel@gmail.com
                                                                                                            



 

2 comentários:

  1. Isso infelimente ainda acontece muito!Triste tomara que isso mude logo e as pessoas se conscientizem.

    ResponderExcluir
  2. Jac, eu sempre falo em casa que somos a base da pirâmide social. Estigmatizadas como "produtos de exportação", desvalorizadas pelo mesmo motivo, não temos o cabelo mais socialmente aceitável e somos preteridas pelos machos de nossa cor. Difícil, mas não impossível estamos aqui abrindo espaços, discutindo o que nos causa e sempre causou mais dessabores, o cabelo. Parece que ele era o que precisávamos resolver para subir mais um degrau, junto a esta questão, inúmeras outras vão surgir, entre elas o fato de que, realmente, os pretos preferem namorar brancas. Assunto dolorido, mas acho que é mais um paradigma a ser quebrado, daqui a pouco vai parecer escova progressiva para nós, página virada, assunto do passado. Beijo... Acho que também vou falar do assunto no meu blog.

    ResponderExcluir